quarta-feira, 13 de junho de 2012

Membrana nuclear e nucleoplasma



        Membrana Nuclear
Sistema de membranas do NÚCLEO CELULAR que envolve o nucleoplasma. Composto por duas membranas concêntricas, separadas pelo espaço perinuclear. As estruturas do envelope, por onde ele se comunica para o citoplasma, são denominados POROS NUCLEARES. Sinônimos: Cariomembrana; Carpoteca; Envoltório Nuclear
                  Poro nuclear
Os poros nucleares são grandes complexos de proteínas que atravessam oenvoltório nuclear, uma membrana dupla que existe ao redor do núcleo das células eucariontes. Existem em média 2000 poros nucleares no envoltório nuclear de uma célula de um vertebrado, mas esse número varia conforme a atividade da célula. As proteínas que formam esses poros são conhecidas como nucleoporinas.
Os poros nucleares permitem o transporte de moléculas hidrossolúveis através do envoltório nuclear. Esse transporte inclui RNA e ribossomos se movendo do núcleo para o citoplasma e proteínas (como a DNA polimerase e as laminas),carboidratos, sinalizadores celulares e lipídios se movendo para dentro do núcleo.
Esses poros possuem forma poliédrica e medem cerca de 50 a 80 nanómetro de diâmetro.

               
              Nucleoplasma

Também designado cario plasma, é o conteúdo fundamental do núcleo de uma célula. O nucleoplasma está rodeado pela membrana nuclear, a qual separa do citoplasma. É uma substância ligeiramente acidófila que proporciona ao núcleo a sua consistência e é constituída principalmente por proteínas.



Membrana Nucleoplasma

 

Qual a função da carioteca (membrana nuclear) na célula animal?
A carioteca envolve o núcleo, compartimento da célula onde se encontra o material genético, ou seja, o DNA. A carioteca, além de isolar e proteger o DNA tem a função de controlar o que pode entrar e sair do núcleo. Para isso, existem proteínas na carioteca que formam canais por onde passam as coisas que devem passar. Por exemplo, a partir do DNA é sintetizado o RNA (RNA mensageiro) e partir do RAM são sintetizadas as proteínas. A síntese do RNA ocorre no núcleo, mas daí o RNA deve sair do núcleo e ir para o citoplasma, onde ocorre a síntese protéica.


               Núcleo Celular


O que é
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas.
                        Núcleo celular
Como nem todas as células possuem um núcleo definido, a biologia as dividiu em dois grupos: os eucariontes (células com núcleo definido) e os procariontes (células sem núcleo definido).

Dentro destes dois grupos, é importante sabermos que mesmo as células procariontes possuem DNA. Neste caso, ao invés de concentrar-se no núcleo, como ocorre com as células eucariontes, o DNA geralmente se encontra no nucleóide.

O nucleóide não é um verdadeiro núcleo, uma vez que não se encontra separado do resto da célula por membrana própria. Este consiste em uma única grande molécula de DNA com proteínas associadas.

No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pelo envoltório nuclear, que, além de ter a função de separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma através dos poros nucleares. Estes poros, são os responsáveis pelo controle da troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.

Dento do núcleo, encontram-se corpos em formatos esféricos denominados nucléolos, compostos protéicos, DNA e RNA e os genes nucleares, também conhecidos como código genético. Estes genes são os responsáveis não só pelas características hereditárias, como também, pelo controle da maioria das atividades realizadas pelas células.
De forma geral podemos dizer que o núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar suas informações genéticas.
               Membranas celular





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário