quarta-feira, 13 de junho de 2012

Complexo de Golgi



Camilo Golgi – Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1906
O complexo ou aparelho de Golgi recebe esse nome em homenagem ao biólogo italiano Camilo Golgi, que estudou e descreveu seu funcionamento ainda no século 19. Camilo Golgi destacou-se no estudo dos componentes celulares e sua obra lhe valeu o prêmio Nobel de medicina e fisiologia em 1906.
O aparelho de Golgi é constituído de 4 a 20 bolsas membranosas, conhecidas como cisternas, empilhadas umas sobre as outras. Nas células vegetais, esse conjunto de vesículas está disperso no citoplasma em grande quantidade e recebe o nome de dictiossomo. O complexo de Golgi tem, basicamente, sua função associada ao processamento de substâncias produzidas pelo Retículo Endoplasmático Rugoso.
Essa organela possui duas faces distintas: uma face cis (face de entrada) e uma face trans (face de saída), que estão intimamente associadas. Durante esse percurso interno nas vesículas do aparelho de Golgi, as proteínas são modificadas, separadas e empacotadas em vesículas (bolsas membranosas), que são enviadas aos locais extracelulares em que atuarão (exocitose), sendo essa liberação regulada por sinais extracelulares.
Dessa forma, o Aparelho de Golgi é o responsável pela secreção celular.
A atuação do Aparelho de Golgi é como um correio. Da mesma forma como a carta é levada ao correio para ser enviada à outra localidade, as proteínas e os lipídios são transportados em vesículas para o Golgi, a fim de serem enviadas para outras localidades do corpo. Dentro do aparelho, essas proteínas e lipídios recebem marcadores com sequências que indicam ao corpo onde esses produtos devem ser deixados, como se fossem endereços.
Exemplo dessa atuação são as enzimas digestivas, produzidas e secretadas pelas células do pâncreas e que irão atuar no intestino. Além de enzimas, outras substâncias, como hormônios e muco, também são secretadas pelo Aparelho de Golgi.
O Aparelho de Golgi desempenha também papel importante na formação dos espermatozoides, originando o acrossomo, vesícula repleta de enzimas digestivas que permite ao espermatozoide transpor as barreiras membranosas do óvulo, permitindo assim a fecundação.
Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Mundo Educação
Por Fabricio Alves Ferreira








                                                                       (Joelma, Tayná)

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos pelo trabalho e por citar a autoria do texto... fico feliz por ter contribuído de alguma forma para o aprendizado de vocês! Abraços... Fabricio Alves Ferreira

    ResponderExcluir